Cevnautas da Tecnologia, mais uma chance pra gente juntar a turma do exergames. Laercio

1° Videogame Fitness Show aliará games e atividade física em Campo Grande/MS

autor: andrei

Pensando em reverter o quadro de sedentarismo no mundo dos games, o SESC-MS (Serviço Social do Comércio de Mato Grosso do Sul) irá promover o 1º Videogame Fitness Show, evento que irá mostrar que é possível aliar o videogame à atividade física.

O evento, que terá entrada gratuita, trará dezenas de jogos eletrônicos e acessórios que exigem do jogador, literalmente, “suar a camisa” para ganhar pontos e passar de fases. Todas as atrações terão acompanhamento dos educadores físicos do Sesc.

Assine a tag videogame_fitness_show para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados   No palco principal, os visitantes poderão gastar calorias com  "Just Dance 4", um jogo de dança em que o jogador precisa repetir os passos e as coreografias exibidas na tela. Tudo muito simples, interativo e contagiante: é só entrar no ritmo e começar a dançar que os sensores do Xbox Kinect se encarregam de “ler” os movimentos do corpo e pontuar os acertos de cada jogador. Tudo em ritmo de show, com muitas luzes, som e telão.   A grande novidade do evento será a Cyberbike (foto acima), um controle de videogame que, na verdade, é uma bicicleta ergométrica que reproduz os movimentos para a tela. Não há como movimentar o personagem sem pedalar. O acessório vem com um jogo que traz dezenas de circuitos diferentes, no qual o objetivo é pedalar pelos cenários e pontuar. São três modos de jogo – fitness, story e multiplayer – e de acordo com a progressão do jogador, itens são destravados para incrementarem a aventura.

MMA e outros esportes eletrônicos

O 1° Videogame Fitness Show também terá atrações para os amantes do MMA – Artes Marciais Mistas. Por meio do game "UFC Personal Trainer", é possível aprender técnicas de treino por meio de vários nomes famosos no mundo do MMA, como Mark DellaGrotte, Greg Jackson, Javier Mendez e muitos outros. Há mais de 70 exercícios onde os jogadores poderão aprimorar a força, resistência e o condicionamento do corpo, por meio de 51 rotinas físicas, que são focadas em desenvolver determinados grupos musculares do corpo.

E não para por aí. O evento contará com outras áreas nas quais os visitantes poderão experimentar outras atividades e esportes, como tênis de mesa, boliche, esqui na neve, skate, vôlei, basquete, tênis, atletismo e muito mais. Todos eles usando os recentes consoles com interface de movimento: Wii, Xbox Kinect e Playstation Move.

Segundo a diretora do Sesc-MS, Regina Ferro, o Videogame Fitness Show é uma forma de mostrar que os jogos eletrônicos não são os vilões que todos pensam. “Os novos videogames com reconhecimento de movimento estão sendo usados em alguns lugares do mundo para reabilitação muscular de idosos e também de acidentados. Eles também podem ser o caminho para fazer crianças e adultos a saírem do sedentarismo de uma forma divertida; sempre com a orientação de um profissional de educação física”, complementa.   SERVIÇO: 1° Videogame Fitness Show Data: 31/08 a 08/09 de 2013 Hora: 14h às 20h Local: Norte Sul Plaza (Campo Grande - MS) Entrada gratuita

Site oficial https://www.facebook.com/videogame.fitness.show     FONTE: http://adrenaline.uol.com.br/games/noticias/17887/1-videogame-fitness-show-aliara-games-e-atividade-fisica-em-campo-grandems.html

 

Comentários

Por Valdo Vieira
em 8 de Agosto de 2013 às 21:17.

Excelente informação, Laercio. Será que alguém daqui irá, para nos relatar depois?

Em relação aos Exergames, a Ana Paula Salles da Silva  apresentou um trabalho envolvendo essa temática no Conbrace ( e que está disponibilizado aqui no CEV em http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/viewFile/5514/2506 ).  Para ela a denominação mais adequada seria Jogos Eletrônicos de Movimento (ao invés de Exergames).

Abraços,

Valdo Vieira

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.