A percepção dos professores sobre a divisão por níveis de habilidade nas turmas de vôlei de praia no programa segundo tempo
Por Lucas Leonardo (Autor), Vitoria Miranda dos Santos (Autor), Giovanna Silva Lima (Autor), João Humberto Dinelly de Castro (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
O Programa Segundo Tempo Universitário implantado na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal Do Amazonas, tem como objetivo democratizar o acesso da comunidade universitária às práticas corporais por meio do esporte educacional. Atualmente, o programa atende mais de 200 alunos inscritos em cinco modalidades, incluindo o vôlei de praia. O voleibol é uma modalidade conhecida mundialmente, no entanto a realização da prática na areia acaba sendo pouco exercida, e visando cumprir com os objetivos de democratizar o acesso a práticas esportivas é oferecido aos alunos a oportunidade de vivenciar o esporte em duas turmas: iniciantes e avançados. Objetivo: Compreender os critérios utilizados para implementar a divisão entre turmas de iniciantes e avançados no programa segundo tempo universitário. Metodologia: Para realizar este estudo, entrevistamos o coordenador e professor do curso de Licenciatura em Educação Física da UFAM, assim como uma professora e monitora em formação no mesmo curso. A entrevista foi conduzida de maneira semiestruturada. Resultados: A divisão das turmas de vôlei de praia em iniciantes e avançados no Programa Segundo Tempo visa atender melhor às necessidades dos alunos, permitindo que iniciantes evoluam sem a pressão dos jogadores experientes. A decisão foi influenciada pela dificuldade de integrar ambos os níveis, com a separação promovendo um ambiente mais inclusivo e adaptado. A auto avaliação dos alunos é usada para classificá-los, com ajustes contínuos baseados na observação dos professores. A divisão tem mostrado resultados positivos em termos de desenvolvimento e engajamento dos participantes. Conclusão: Explorar os benefícios pedagógicos dessa decisão permite uma visão mais profunda das práticas pedagógicas no esporte educacional e seu impacto na formação dos alunos.