Resumo

O Programa Segundo Tempo Universitário implantado na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal Do Amazonas, tem como objetivo democratizar o acesso da comunidade universitária às práticas corporais por meio do esporte educacional. Atualmente, o programa atende mais de 200 alunos inscritos em cinco modalidades, incluindo o vôlei de praia. O voleibol é uma modalidade conhecida mundialmente, no entanto a realização da prática na areia acaba sendo pouco exercida, e visando cumprir com os objetivos de democratizar o acesso a práticas esportivas é oferecido aos alunos a oportunidade de vivenciar o esporte em duas turmas: iniciantes e avançados. Objetivo: Compreender os critérios utilizados para implementar a divisão entre turmas de iniciantes e avançados no programa segundo tempo universitário. Metodologia: Para realizar este estudo, entrevistamos o coordenador e professor do curso de Licenciatura em Educação Física da UFAM, assim como uma professora e monitora em formação no mesmo curso. A entrevista foi conduzida de maneira semiestruturada. Resultados: A divisão das turmas de vôlei de praia em iniciantes e avançados no Programa Segundo Tempo visa atender melhor às necessidades dos alunos, permitindo que iniciantes evoluam sem a pressão dos jogadores experientes. A decisão foi influenciada pela dificuldade de integrar ambos os níveis, com a separação promovendo um ambiente mais inclusivo e adaptado. A auto avaliação dos alunos é usada para classificá-los, com ajustes contínuos baseados na observação dos professores. A divisão tem mostrado resultados positivos em termos de desenvolvimento e engajamento dos participantes. Conclusão: Explorar os benefícios pedagógicos dessa decisão permite uma visão mais profunda das práticas pedagógicas no esporte educacional e seu impacto na formação dos alunos.

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