Resumo

Os principais estudos com a temática da Pedagogia da Rua vêm demonstrando a relevância dos ambientes informais de aprendizagem, como as pequenas sociedades lúdicas, para o aprendizado de crianças e jovens. A partir disso, o presente estudo buscou por meio da observação-descrição, saber as práticas educativas presentes nos jogos/brincadeiras de bola com os pés. Objetivo: Descrever as práticas educativas que ocorrem nos jogos/brincadeiras de bola com os pés, em ambientes informais de aprendizagem, em meio às interações provocadas pelo desejo de jogar futebol, no interior das pequenas sociedades lúdicas. Metodologia: A partir da observação não participante, realizaram-se descrições das duas pequenas sociedades lúdicas visitadas. A análise das descrições foi feita com a metodologia da Análise fenomenológica, visando encontrar as essências do fenômeno estudado. Resultados: Percebeu-se que as pequenas sociedades lúdicas apresentaram diferenças entre si quanto ao ambiente, uma um campinho society público com rotatividade de integrantes, e a outra uma rua com passagem de veículos e integrantes fixos. Mas também, pontos em comum como o protagonismo dos jogos/brincadeiras de bola com os pés na forma de brincar, presença de papeis e habilidades, além de serem locais em que as crianças e jovens aprendem por meio de práticas educativas informais que se revelam como o incentivo, o feedback, orientações, a experimentação, imaginação, representação, imitação, inclusão, exclusão e respeito às relações de hierarquia. Conclusões: A análise fenomenológica das descrições revelou que as pequenas sociedades lúdicas têm os jogos/brincadeiras de bola com os pés como um espaço para aprendizado por meio das práticas educativas informais. Ademais, o respeito às relações hierárquicas, inclusão e exclusão de novos participantes, os papeis e habilidades de cada integrante e adaptabilidade das crianças, são elementos centrais. A perspectiva do pesquisador oferece uma visão externa que enriquece a compreensão das dinâmicas do ambiente. 

Acessar