Editora Tribo na Ilha. Brasil 2009. 264 páginas.

Sobre

A aonipresença dos meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea e a crescente incorporação das tecnologias digitais de informação/comunicação à cultura cotidiana fazem com que, nosdiversos campos do conhecimento, abram-se novas perspectivas de estudos, focando conteúdos e processos do discurso midiático, e também interpelando sobre como os receptores, isto é, todos nós, tratamos essas informações e o que fazemos com elas de modo especial, o campo educacional tem se preocupado com este tema, perguntando-se como agregar a linguagem e a cultura midiática aos processos educativos sem, no entanto, abrir mão do compromisso da sua pedagogização e da sua crítica. Correntes como educomunicação, educação pela/para/com a mídia e, mais recentemente, mídia-educação são proposições teórico-conceituais que abordam tais dilemas e de onde estratégias didático-metodológicas são desenvolvidas, experimentadas e refletidas.
Não é diferente a situação da Educação Física, cuja história de estudos sobre a mídia é bem mais recente - e pensada sob uma lógica, às vezes, ainda um pouco ambígua. Estudos sobre a presença, tratamento e interações da mídia com temas clássicos da Educação Física (esporte, lazer, dança, etc.) têm sido realizados, especialmente na pós-graduação, ora denunciando a submissão destes aos sentidos, códigos e valores que a mídia faz circular, ora pensando, ingenuamente, em como capitalizar para a Educação Física os benefícios desta visibilidade proporcionada pela mídia.

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