Validação de conteúdo do questionário de preferências pedagógicas para a aprendizagem esportiva (qppae)
Por Ana Karolina Silva Sena (Autor), Vitória Miranda dos Santos (Autor), Ana Luiza da Costa Siqueira (Autor), Tathyane Krahenbühl (Autor), Lucas Leonardo (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
: As escolhas de abordagens pedagógicas no ensino de esportes são reflexos das convicções e valores dos treinadores, a interação dinâmica entre professor e aluno na construção do conhecimento esportivo deve ser reconhecida, considerando as múltiplas perspectivas e expectativas envolvidas. É importante desenvolver métodos que não apenas avaliem as decisões pedagógicas dos professores, mas também compreendam as expectativas dos alunos em relação aos treinos/aulas. Objetivo: Validar o conteúdo de questionário de preferências pedagógicas para a aprendizagem esportiva (QPPAE) de alunos/atletas jovens e adultos. Metodologia: Este trabalho, de abordagem descritiva e método misto, foi realizado em três etapas: revisão narrativa das abordagens pedagógicas, elaboração e validação de conteúdo de indicadores por 4 peritos (as) em Pedagogia do Esporte. A validação foi realizada a partir dos critérios: clareza de linguagem (CL), pertinência prática (PP), relevância teórica (RT) e dimensão teórica (DT). Os dados foram analisados pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e a Análise de Concordância Kappa. Resultados: Na primeira etapa do estudo, foram identificadas as características das abordagens pedagógicas e elaborados 24 indicadores divididos igualmente entre abordagens tradicionais e baseadas no jogo. Os indicadores tradicionais foram subdivididos em inatista e comportamentalista, enquanto os indicadores baseados no jogo foram subdivididos em cognitivista e ecológico-complexo. Após validação de conteúdo, todos os critérios superaram o valor de corte (0,80), com médias de 0,965 em CL, 0,959 em PP, 0,961 em RT e 0,86 no coeficiente Kappa, indicando concordância quase perfeita. Conclusões: Este estudo objetivou validação de conteúdo de um questionário sobre as preferências pedagógicas, que tem como propósito ampliar a compreensão das ações e intervenções pedagógicas do ensino do esporte. Apesar da validação preliminar positiva, recomenda-se um processo adicional para verificar a consistência e confiabilidade dos indicadores com o público-alvo, abrindo caminho para futuras investigações