Lilian Teresa Bucken Gobbi (CREF 000188-G/SP) (1956 – 2022)
Resumo de trajetória de vida
Nasceu em 07/07/1956, na cidade de Curitiba-PR, filha de Waldemar Bucken e Marize Ratacheski Bucken, irmã de José Marcos Bucken, casada com Sebastião Gobbi e dois filhos Ronaldo Bucken Gobbi (também Profissional de Educação Física) e Peri Bucken Gobbi.
Na sua infância e adolescência Lilian competia como atleta de Natação pelos Clubes Thalia e Curitibano, tendo inclusive neste período batido o recorde 4x50 metros nado Medley e 100 metros nado Crawl em Campeonatos Estaduais Paranaenses e foi recordista paranaense dos 400 metros Medley. Teve participação destacada nos Jogos Universitários Paranaenses, na sua graduação.
Em 2015, volta a competir Natação, então na categoria Master e não mais parou até a sua despedida terrena, em 2022, sempre com destaque na classificação anual. Inclusive foi a 1ª do ranking em 2019, na categoria 60+, da União de Natação Master. Para além dos bons resultados Lilian simplesmente adorava nadar e participar com sua equipe, a Master de Natação de Rio Claro.
De acordo com ela, após muitas e muitas medalhas, na infância e adolescência, sua vocação lhe direcionou para o caminho do Ensino e da Educação Física. Graduou-se em Educação Física e Técnico Desportivo e em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e trabalhou com natação em Clube Esportivo e Professora da Educação Básica na Prefeitura de Curitiba.
Obteve seu título de mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, de doutora em Cinesiologia pela Universidade de Waterloo - Canadá e o mais elevado título universitário brasileiro por concurso, o de livre docência pela Universidade Estadual Paulista.
Em 1987, ingressou no Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências e teve uma brilhante carreira como docente, atingindo o ápice da carreira universitária como Professora Titular.
Dentre suas inúmeras atividades de ensino, pesquisa, prestação de serviços à comunidade e gestão universitária, destacam-se:
Professora dos Cursos de graduação em Educação Física e dos Programas de Pós-graduação na área (Ciências da Motricidade e de Ciências do Movimento – Interunidades). Foi também Coordenadora dos citados Programas de pós-graduação.
Ministrou aulas em seminários do Programa de Instrução para Provisionados em Educação Física, do CREF4/SP.
Criadora e Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Locomoção (LEPLO). Orientou mais de 30 mestrandos, 11 doutorandos, 3 supervisões de pós-doutorandos, 128 trabalhos de conclusão de curso/iniciação científica e muitos alunos de extensão universitária. Inclusive participou de programa de doutorado de dupla titulação com parceria da UNESP e duas Universidades da Holanda.
Publicou 191 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, com mais de 5.000 citações de seus artigos reportadas em base de dados internacionais, 2 livros, 35 capítulos de livros em obras nacionais e internacionais mais de 600 trabalhos publicados em anais de congressos científicos e vários textos publicados em órgãos de divulgação.
Dentre suas publicações se encontra o capítulo “Treinamento neuromotor para idosos”, no livro Envelhecimento e exercício, publicado pelo CREF4/SP.
Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor (SOCIBRACOM),
Revisora de várias revistas científicas nacionais e internacionais,
Participou de mais de 1 centena de eventos científicos e obteve muitos destaques e menções honrosas de trabalhos apresentados em Congressos Científicos Nacionais e Internacionais e Prêmio por Excelência Acadêmica em Universidade estrangeira.
Participou de mais de 200 bancas examinadoras de livre-docência, doutorado, mestrado, conclusão de curso e concursos públicos.
Prestou assessoria/consultoria para o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ( FAPESP).
Participou da Coordenação do Programa de Atividade Física para a Terceira Idade (PROFIT) e coordenou o Programa de Atividades Física para Pacientes com Doença de Parkinson (PROPARKI).
Em 1999, por ocasião da campanha de mobilização para instalação do CREF no Estado de São Paulo, de imediato aceitou o convite feito pelo saudoso Profissional de Educação Física – Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, e fez o seu registro, na época diretamente com o CONFEF até a criação do CREF. Seu registro foi o de número 188, contribuindo assim para a criação do CREF4/SP, no mesmo ano.
Em decorrência de sua competência, dedicação e comportamento ético recebeu várias homenagens em vida e in memoriam a exemplo do Award For Academic Excellence pela Universidade de Waterloo, Canadá; Destaque em Produtividade Científica da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor; Paraninfa de turma de formandos do curso de Educação Física - UNESP, Tributo em sua homenagem pelo Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício; homenageada do ENPACOM - Encontro Paulista de Comportamento Motor; Prêmio “Profa. Dra. Lilian Teresa Bucken Gobbi” – Seminário do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento – UNESP; Membro honorário do CELAFISCS.
O relevante trabalho da Profissional de Educação Física – Profa. Dra. Lilian Teresa Bucken Gobbi, seja na formação de Profissionais de Educação Física, na produção de conhecimento, na prestação de serviços à comunidade ou na gestão a tornaram uma referência na área e, em 2017, o CREF4/SP, em reconhecimento à sua notável contribuição para o engrandecimento da Educação Física, lhe outorgou a Medalha de Mérito da Educação Física.
Mulher de fala direta, transparente, leal, exigente e comprometida, mas sem perder a ternura e o riso, comumente referenciada pelos seus orientandos e alunos como uma “Mãezona”. Seu amigo, colega de Departamento e “vizinho” de sala – Prof. Dr. Eduardo Kokubun escreveu em mensagem in memoriam “Contratada para ministrar Crescimento e Desenvolvimento preparava suas transparências em sacos de celofane ... A impressão de pessoa mal-humorada rapidamente se desfez. Era divertido ouvir seu forte sotaque paranaense ... Tinha um modo peculiar de encarar a vida e seus desafios. ... De um modo ou de outro o que dizia causava surpresa, riso, revolta, porém nunca indiferença”.
O artigo “The trajectory of Lilian Teresa Bucken Gobbi (1956-2022): an eminent researcher of gait and posture” do Brazilian Journal of Motor Behavior a retrata como “uma pessoa transparente, assertiva, sincera e direta e ao mesmo tempo afetuosa e protetora com as pessoas ao seu redor. Lilian foi uma inspiração e uma influência para os alunos por meio de sua paixão e comprometimento no trabalho ... Ela foi uma mentora atenciosa, acolhendo os alunos e ajudando-os a desenvolver suas potencialidades profissional e pessoal. Apesar de sua agenda lotada, ela tinha uma disposição incondicional para ouvir e conversar com os alunos. Seu escritório, notoriamente localizado no Edifício Anatomia tinha uma “política de portas abertas” e os estudantes eram recebidos em debates acadêmicos acirrados e trabalho editorial nos seus escritos, bem como para compartilhar experiências e receber conselhos. Ela desencorajava comparações entre alunos e incentivava as pessoas a serem a melhor versão de si mesmos. ... Houve famosos churrascos e feijoadas. Ela era a “vida da festa”. Sua positividade contagiante, senso de humor e alto riso eram apreciados. Ela adorava dançar, cantar, jogar cartas e receber amigos em sua casa.
Lilian transformou vidas e nos brindou com um inestimável legado para a Educação Física e o privilégio de compartilhar de sua trajetória terrena, da qual se despediu em 20 de outubro de 2022.
Lilian Teresa Bucken Gobbi foi homenageada como nome da sede seccional do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo em 3 de maio de 2024
......................................
Página sob a curadoria de Sebastião Gobbi